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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bonde de Santa Tereza, nosso meio de transporte é um charme!


Zé Carioca explica
A Companhia Ferro-Carril de Santa Teresa, cujos veículos são popularmente referidos como bonde de Santa Teresa, é uma empresa de transporte urbano de passageiros, que opera na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Os seus veículos são o símbolo do bairro de Santa Teresa.
A empresa foi fundada em 1872, com a concessão para a exploração de uma linha entre a atual Praça Quinze de Novembro e o largo da Lapa até à rua do Riachuelo. Deste ponto, foi inaugurado, em 1896, o ramal de Santa Teresa, que se estendia até ao largo dos Guimarães e à rua Almirante Alexandrino.
A partir de 1968 permaneceram em operação, na cidade do Rio de Janeiro, apenas os bondes de Santa Teresa. Ao longo de sua existência, o seu sistema chegou a ter em operações mais de 35 veículos, alguns com reboque.
Em 1975, de um total de 28 veículos, só se encontravam em efetivo funcionamento 18, com uma taxa de ocupação de 69%, uma das mais altas de sua história.
O sistema de bondes, à época de sua operação pela extinta Companhia de Transportes Coletivos (CTC), empresa do Estado do Rio de Janeiro, tinha uma frota operacional de apenas 10 veículos e operava com intervalos entre partidas da estação Carioca de 15 minutos. O sistema transportava entre 25 e 30 mil passageiros por mês.
Através do Decreto nº 21.846 de 18 de julho de 2001, a responsabilidade do Sistema de Bondes de Santa Teresa, foi transferida da CTC para a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), empresa estatal fluminense responsável pelo transporte de passageiros.
O governo do Estado recuperou o ramal da rua Paula Matos, depois o de Dois Irmãos e, mais recentemente, o do Silvestre, que estava paralisado desde 1966, em conseqüência de quedas de barreiras provocadas por fortes chuvas naquele ano.
No ano de 2005, os bondes deixaram de circular por diversos meses, devido a uma greve dos seus técnicos e condutores.
Atualmente é a única linha de bonde em funcionamento na cidade.
Nota da presidência: Atualmente o sistema de bondes de Santa Tereza está muito aquém do desejável e combina com o abandono que se observa, também, no bairro.
Apesar do grande número de turistas, principalmente estrangeiros, que transita pelo local, o descaso da prefeitura do Rio se vê presente na falta de incentivo  à recuperação predial, pois vemos as fachadas dos prédios e casas em plena situação de deterioração e abandono. O próprio sistema de bondes conta apenas com 03 (três) veículos em precário funcionamento e a espera mínima na Estação Carioca chega a 30 minutos, com os trens fazendo o percursocurto, até o Largo dos Guimarães.

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