DEBAIXO DA ABA DE UM CHAPÉU DEVE HAVER SEMPRE UM BELO SORRISO!

PROTEJA SUA MENTE DE INFLUÊNCIAS NEFASTAS COM UM BELO CHAPÉU, AO SEU GOSTO!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

John Wayne, talvez o ator que mais usou chapéus em filmes!


JOHN WAYNE
Filho do farmacêutico Clyde Morrison, logo cedo foi morar com a família na California.  Jogador de futebol americano na faculdade, passou a fazer pequenos papéis em diversos faroestes, como Duke Morrison, antes de ganhar o papel principal em "A Grande Jornada", de Raoul Walsh, em 1930.  Depois de mais de 80 filmes de baixo orçamento, recebeu finalmente o convite de John Ford para fazer o papel de Ringo Kid em "No Tempo das Diligências", filme que o alçou ao estrelato.Com sua enorme presença física, John Wayne dominou o faroeste quando esse gênero se achava no auge. 
Com John Ford, participou de um bom número de filmes, entre os quais acham-se "Forte Apache - Sangue de Heróis", "Legião Invencível", "Rio Grande", "Depois do Vendaval", "Fomos Sacrificados", "Rastros de Ódio", "Marcha de Heróis", "O Homem Que Matou o Fascínora" e "A Conquista do Oeste". 
Por sua atuação em "Bravura Indômita", Wayne foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator, tendo sido ainda indicado à estatueta por sua atuação em "As Areias de Iwo Jima" e por seu trabalho como Diretor, em "Álamo".
John Wayne casou-se quatro vezes.  Seu primeiro casamento foi com Josephine Alicia Saenz, em 24/06/1933, de quem se divorciou em 25/12/1945 e com quem teve quatro filhos: Michael, Patrick, Toni e Melinda Wayne;  em 17/01/1946, casou-se com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou em 01/11/1954;  no mesmo dia, casou-se com a peruana Pilar Wayne, com quem teve três filhos: Aissa, John Ethan e Marisa Wayne.
Politicamente de direita, Wayne foi convidado em 1968 a concorrer à Presidência da República pelo Partido Republicano, não aceitando o convite por não acreditar que um ator de cinema pudesse vir a ocupar tão alto cargo.
Em setembro de 1964, teve seu pulmão esquerdo removido por conta de um câncer.  Em março de 1968, foi submetido a uma cirurgia para substituição de uma válvula cardíaca e, em janeiro de 1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário