DEBAIXO DA ABA DE UM CHAPÉU DEVE HAVER SEMPRE UM BELO SORRISO!

PROTEJA SUA MENTE DE INFLUÊNCIAS NEFASTAS COM UM BELO CHAPÉU, AO SEU GOSTO!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bonde de Santa Tereza, nosso meio de transporte é um charme!


Zé Carioca explica
A Companhia Ferro-Carril de Santa Teresa, cujos veículos são popularmente referidos como bonde de Santa Teresa, é uma empresa de transporte urbano de passageiros, que opera na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Os seus veículos são o símbolo do bairro de Santa Teresa.
A empresa foi fundada em 1872, com a concessão para a exploração de uma linha entre a atual Praça Quinze de Novembro e o largo da Lapa até à rua do Riachuelo. Deste ponto, foi inaugurado, em 1896, o ramal de Santa Teresa, que se estendia até ao largo dos Guimarães e à rua Almirante Alexandrino.
A partir de 1968 permaneceram em operação, na cidade do Rio de Janeiro, apenas os bondes de Santa Teresa. Ao longo de sua existência, o seu sistema chegou a ter em operações mais de 35 veículos, alguns com reboque.
Em 1975, de um total de 28 veículos, só se encontravam em efetivo funcionamento 18, com uma taxa de ocupação de 69%, uma das mais altas de sua história.
O sistema de bondes, à época de sua operação pela extinta Companhia de Transportes Coletivos (CTC), empresa do Estado do Rio de Janeiro, tinha uma frota operacional de apenas 10 veículos e operava com intervalos entre partidas da estação Carioca de 15 minutos. O sistema transportava entre 25 e 30 mil passageiros por mês.
Através do Decreto nº 21.846 de 18 de julho de 2001, a responsabilidade do Sistema de Bondes de Santa Teresa, foi transferida da CTC para a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), empresa estatal fluminense responsável pelo transporte de passageiros.
O governo do Estado recuperou o ramal da rua Paula Matos, depois o de Dois Irmãos e, mais recentemente, o do Silvestre, que estava paralisado desde 1966, em conseqüência de quedas de barreiras provocadas por fortes chuvas naquele ano.
No ano de 2005, os bondes deixaram de circular por diversos meses, devido a uma greve dos seus técnicos e condutores.
Atualmente é a única linha de bonde em funcionamento na cidade.
Nota da presidência: Atualmente o sistema de bondes de Santa Tereza está muito aquém do desejável e combina com o abandono que se observa, também, no bairro.
Apesar do grande número de turistas, principalmente estrangeiros, que transita pelo local, o descaso da prefeitura do Rio se vê presente na falta de incentivo  à recuperação predial, pois vemos as fachadas dos prédios e casas em plena situação de deterioração e abandono. O próprio sistema de bondes conta apenas com 03 (três) veículos em precário funcionamento e a espera mínima na Estação Carioca chega a 30 minutos, com os trens fazendo o percursocurto, até o Largo dos Guimarães.

20 de janeiro dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de janeiro.

A enseada de Botafogo, onde tudo começou.







Zé Carioca explica:


Os próprios cariocas se confundem quando são perguntados a respeito da data de aniversário da cidade do Rio de Janeiro: 1º. de março ou 20 de janeiro?
A explicação é simples. A cidade foi fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá que lhe deu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal - D. Sebastião - e escolheu o santo do mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro, feriado municipal. Portanto, a Cidade Maravilhosa completará 446 anos somente em 1º. de março de 2011.
O homenageado no dia 20 de janeiro, na verdade é:
São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bar do Mineiro em Santa Tereza,um novo "point" para a Confraria do Chapéu.

O Bar do Mineiro é o mais novo "point" escolhido pela confraria do Chapéu, fomos pessoalmente comprovar a excelente comida e a cerveja geladíssima servido no restaurante.                        Recomendamos o local para todos aqueles que se dirigem a Santa Tereza para curtir as delícias do bairro. A cúpula da confraria almoçou por lá duas vezes, provando a carne seca com purê de abóbora. A galera improvisa na calçada do bar, devido ao calor acima dos 40 graus do verão carioca e o povo invade a calçada, em frente, levando a alegria para o meio da rua. Tem na cachaça, um de seus atrativos principais, nós contamos mais de 30 rótulos, principalmente de Minas Gerais.                                                                                                    Por lá, a coisa pega fogo, nos fins de semana e o povo invade a calçada, em frente, levando a alegria para o meio da rua. O bondinho passa em  frente e deixa o freguês, praticamente, na sua mesa.
A tranqüilidade de Santa Teresa e a cozinha caseira realçam o clima interiorano do lugar, que segue o modelo dos antigos botequins, com paredes revestidas por azulejos. O terraço pode ser alugado para festas. A feijoada, servida aos sábados e domingos, dispensa carnes muito gordurosas, como joelho e orelha e por aí vai. As cervejas Bohemia, Skol e Brahma disputam território nas mesas.                                                                                 O seu carro-chefe é a Feijoada do Mineiro, que sai aos sábados, domingos e feriados e é feita tanto na versão leve (com carnes magras) quanto na tradicional. A carne-seca com feijão, a couve à mineira e a abóbora são servidas todos os dias. A cada domingo, é oferecido um prato diferente como feijão tropeiro, galinha ao molho pardo, rabada com batatas e agrião, ou polenta e tutu.
Endereço: Rua Pascoal Carlos magno,99. Santa tereza.

Charles Chaplin , uma das maiores personalidades do século XX.

Chepéu de Côco,sua marca.
Sir Charles Spencer Chaplin Jr., mais conhecido como Charlie Chaplin, foi um ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.
Além de atuar, Chaplin dirigiu, escreveu, produziu e eventualmente compôs a trilha sonora de seus próprios filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Chaplin foi fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin co-fundou a United Artists em 1919.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).
Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos ou também "O Vagabundo" (The Tramp) no Brasil, um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Camisetas da Confraria do Chapéu, que chic heim?

Costas
Costas


Prezados Confraternos,

Estaremos lançando as camisetas da Confraria, para podermos participar dos encontros usando-as.
Aguardem mais notícias, pois estamos confeccionando alguns modelos como prova.
Basicamente serão em 03 (três) cores, branca, amarela e azul claro e no tamanho de cada um.
As estampas das costas poderá mudar e conter o Zé Carioca, o casal Zé Carioca e Rosinha, a Betty Boop e um chapéu Indiana, ao gosto do confraterno.
Passaremos uma lista para definir o pedido de cada um.
Abaixo dos dizeres de nosso lema, estará o endereço do nosso Blog do Chapéu.
Aceitamos sugestões dos confraternos, para incrementar nossa primeira camiseta.
Não deixem de colaborar! 
Frente

Frente

Costas - Na cor branca.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

7o. Encontro da Confraria do Chapéu! Todos convidados para inaugurar 2.011, de chapéu na cabeça, cheios de esperanças...

Para nossa alegria, atingimos, no dia de hoje, 05.01.2.011, a marca de 3.745 visitas em nosso blog, o "Blog do Chapéu", tudo isto graças ao empenho e à alegria de todos, com este movimento, tão simples, mas tão congregador.
Reuniremos a turma, novamente, para o nosso 7o encontro, hoje, dia 05.01.2.011, quarta feira, em pricípio, no Bar Santa Saideira, no Largo das Neves, em Santa Tereza.
Concentração na estação do bondinho de Santa Tereza, entre 18:15 e 18:30 horas.
Largo das Neves , em frente à igreja.
Contamos com a presença de todos que puderem...

Vamos subir o morro!

 
CHAPÉU na cabeça.
Homenageando a confraria.
Andando, ou de bondinho, sempre com alegria.
Para o Morro de Santa Tereza.
Encontrando amigos e tanta beleza.
Uma homenagem lhe espera... se  vieres, com certeza!

(Afonso Araujo da Cunha –Jan/11)
Com um convite destes, não dá para resistir, num é mesmo?

Esta marca foi atingida em apenas 97 dias de batismo da Confraria.