DEBAIXO DA ABA DE UM CHAPÉU DEVE HAVER SEMPRE UM BELO SORRISO!

PROTEJA SUA MENTE DE INFLUÊNCIAS NEFASTAS COM UM BELO CHAPÉU, AO SEU GOSTO!

sábado, 27 de novembro de 2010

Queridos confraternos,
Atingimos hoje, dia 26.11.2.010, sexta feira, 2.000 visitas em nosso Blog.
O Blog do Chapéu é sucesso absoluto, em apenas 56 dias de existência, oficial, da Confraria do Chapéu!
Isto tudo graças a vocês queridos "Confraternos".
Isto representa mais de mil visitas por mês!
Temos visitantes de outros países também: EUA, França, Portugal e Inglaterra.
Gostaríamos de receber sugestões sobre matérias e responder a perguntas sobre o nosso tema central, o Chapéu!
Contamos com todos para continuarmos a nossa caminhada com nosso companheiro, O Chapéu!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Panamá, uma tendência que volta para ficar!

 Vem verão, vai verão e o chapéu panamá continua como uma boa opção para se proteger do Sol com estilo. Com a tendência regionalista do verão 2011 apresentada nas passarelas do SPFW e Fashion Rio, o acessório de palha é quase que um item tem-que-ter.

E, quando é usado apenas para dar charme à produção, você pode esquecer as regrinhas que dizem, por exemplo, que o chapéu deve ser retirado ao entrar num ambiente fechado. O acessório “faz parte da roupa, é quase um enfeite de cabeça que tem a finalidade de fazer bonito, não precisa ser retirado porque não faz parte de um ritual de proteção”,  diz Gloria Kalil.

A peça pode - e deve - ser usada para ir à praia ou para uma caminhada à beira-mar, mas também é ideal para programas casuais - até em cidades como São Paulo. Usar o panamá com vestidinhos mais fluidos ou com shortinho é um bom jeito de aproveitar o verão com o visual renovado. Em dias mais frescos, também pode ser combinado com uma calça skinny ou um vestido mais sofisticado e blazer (veja Blake Lively na gravação da série Gossip Girl; foto 2).
Mais: a tradicional tira preta do panamá pode ser trocada por um lenço ou por uma fita colorida. Nos pés, invista em sapatilhas, oxfords ou rasteiras.
Confira na galeria ao lado como algumas fashionistas - Alexa Chung, Blake Lively, Nicky Hilton, entre outras - adotaram o chapéu!
Um pouco de história: originalmente só se usava "panamá" para definir o modelo legítimo, fabricado no Equador, feito de uma palha chamada toquilla, com a trama bem fechada. Mas, com a disseminação da peça, o nome acabou sendo adotado para designar todos os modelos que lembram o acessório original.
Matéria do Portal IG, por Glória Khalil.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Adiamento de nosso 6o. Encontro.

Prezados Confraterna(o)s,
O nosso 6o. Encontro foi adiado, diante das situações que vivemos na cidade do Rio de Janeiro, desde o começo da semana.
Estamos remarcando o nosso "meeting", para a próxima semana.
Continuamos com a mesma programação já anunciada desde a semana passada, homenagem aos sambistas Adoniran Barbosa e Cartola.
Até lá Confraterna(o)s!

Grande loja de Paris especializada em chapéus.

Repórter dá dicas dos modelos mais bacanas (MSN Vídeo)Chapelaria em Paris (MSN Vídeo)O chapéu  deixa, a cada dia, a condição de acessório e passa a ter um papel de protagonista, na indumentária do homem e da mulher, na atualidade.
A repórter Luiza Duarte, do msn vídeo foi até Paris para conferir esta tendência e experimentou chapéus de todos os tipos e padrões, para mostrar ao leitor como está se comportando, a moda, com relação ao nosso querido ícone.
Tendo seu auge, na configuração atual, nos fins do século XIX e começo do século XX, assume, aceleradamente, seu papel na moda do século XXI.
Proteger a cabeça e o visual é a palavra de ordem para os chapelófilos de nossos dias.

Enviem suas opiniões e assistam o vídeo através do link  link (Copie e cole ou click no link): 
 http://msn.bolsademulher.com/video/jQj

sábado, 20 de novembro de 2010

Ganha um chapéu quem acertar! Vejam a cena da estação de trem e respondam:

As perguntas são:

1. "Quantos personagens aparecem em cena, usando algum tipo de chapéu?"
Nota:
1. As respostas poderão ser dadas, através dos comentários da postagem, da matéria.
2. O(a) autor(a) da primeira resposta correta, ganhará um chapéu.

2. "Quantos personagens aparecem em cena, sem chapéu?"

Nota:
1. As respostas poderão ser dadas, através dos comentários da postagem, da matéria.
2. O(a) autor(a) da primeira resposta correta, poderá participar da próxima reunião da confraria, sem pagar a sua parte da conta.

Os Intocáveis (1987). (Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)



Realmente um filme eletrizante, romântico, épico, não deixem de assistir!
(Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)

Cena da Estação de Trens - Os Intocáveis. Uma obra de arte. (Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)



Eletrizante, cinematográfica, impensável, mais foi filmada e,
acreditem, ninguém perdeu o chapéu!
(Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)

Eliot Ness e Os Intocáveis, todos de chapéu!


Eliot Ness e os Intocáveis.
Kevin Costner - Eliot Ness
 Eliot Ness (19 de Abril de 1903 - 16 de Maio de 1957) foi um agente do FBI. Casado com Betty Ness, teve um filho chamado Robert Eliot Ness. Em 1926, Eliot Ness era líder de uma equipe de agentes federais apelidada de "Os Intocáveis", notabilizada pela participação na prisão do gângster Al Capone, que morreria em 1947, e em diversos casos de investigação de crimes durante a Lei Seca. Em 16 de Maio de 1957, Eliot Ness morreu de um ataque cardíaco. Eliot Ness escreveria um livro de memórias chamado "The Untouchables" que depois seria adaptado para a televisão, tornando-se uma famosa série policial. Eliot Ness foi interpretado pelo ator Robert Stack. O programa foi exibido de 1959 a 1963.
Em 1987, Brian De Palma dirigiu uma bem-sucedida adaptação para o cinema da série: Os Intocáveis (The Untouchables), com Kevin Costner no papel de Eliot Ness e Robert De Niro no papel de Al Capone. Com a trilha sonora de Ennio Morricone.
Na foto à esquerda, vemos o ator Kevin Costner, usado um Chapéu Fedora Ramenzonni, de pelo de lebre, modelo preferido pelos integrantes das forças policiais de vários países, notadamente nos de clima frio.



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mais um companheiro se alinha às fileiras da Confraria do Chapéu. Seja bem vindo Jeferson!

Jeferson, o mais novo confraterno, integrado às nossas fileiras, no dia de hoje, posa com seu chapéu Fedora Indiana Saara, importado de São Paulo, modelo usado pelo ator Harrison Ford, no seu último filme "A Caveira de Cristal".
Seja Bem Vindo Jeferson!

De antemão, já está convidado para nosso encontro dia 25.11.10, lá em Santa Tereza.

domingo, 14 de novembro de 2010

Bilderberg Group, just like Dick Tracy - Big Boy Meeting. (Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)


Cena do Filme
O grupo de gângsters, liderado por Big Boy Caprice (Dustin Hoffman) se reune para tramar a eliminação de Dick Tracy, tirando-o de seus caminhos.
(Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)

Madonna e Warren Beatty no pier ( Dick Tracy ). Cena do filme. (Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)


SINOPSE DO FILME
Tess Trueheart (Glenne Headly) quer apenas ter uma vida tranqüila com seu namorado, Dick Tracy (Warren Beatty), um detetive da polícia. Mas há alguém na cidade bem vil que pode atrapalhar os sonhos dela. Este alguém é Big Boy Caprice (Al Pacino), um gângster que decidiu fazer uma guerra pelo domínio da cidade e comandar todos os bandidos. Além disto há uma bela cantora de boate, Breathless Mahoney (Madonna), que é praticamente irresistível e deseja Tracy só para ela.
(Atenção – Filmes do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)

Madonna - Now I'm Following You (Dick Tracy). (Atenção – Arquivos do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)


Tema do Filme
Madonna, como sempre, simplesmente maravilhosa, cantando Now I'm Following You.
(Atenção – Arquivos do Youtube podem não ser reproduzidos, em redes corporativas.)

Dick Tracy, um Fedora contra o crime.

O personagem foi criado em meados de 1931, e era conhecido e reconhecido, pelo seu nariz de águia e queixo saliente.
Sua história na força policial se inicia quando resolve pedir a mão de sua namorada e fotógrafa, Tess Trueheart, aos seus pais. No caminho de casa eles presenciam um assalto praticado por bandidos e se metem na confusão. Tess é seqüestrada pelos assaltantes que pertenciam ao bando, de um chefão da máfia local, deixando Tracy desnorteado.
Ele se alista na força policial de Chicago e consegue, em nove dias, trazer sua amada de volta e tirar a quadrilha de marginais, que seqüestrou sua namorada, de circulação.
Pelos anos afora, foi o terror dos marginais.
Durante a guerra, ocupou o posto de Tenente na Marinha Americana e trabalhou na Inteligência Naval.
Após a guerra, em 1946, ele tornou-se amigo do industrial Diet Smith e de seu filho Brillant, um inventor, que lhe presenteou com relógio de pulso que funcionava como um rádio transmissor. Este equipamento, de última geração, passou a ser a sua marca registrada.
Depois de alguns anos, o relacionamento amoroso entre Tracy e Tess terminou, após Tess acusá-lo de dar prioridade ao seu trabalho, fato comum nas famílias de super heróis.
Tess casou com um jogador de baseball Edward Nuremoh, mas logo se decepcionou, pois descobriu que ele estava, apenas, atrás de sua herança e divorciou-se.
Ciente de que seu verdadeiro amor era Tracy, procurou-o e eles voltaram. O casamento de Tracy com Tess ocorreu duas décadas depois de se conhecerem, no Natal de 1949. Juntos, tiveram dois filhos Bonnie Braids, em 1951 e Joseph Flintheart Tracy em 1979.
As características principais do personagem são a incorruptibilidade e a perseverança
Hoje, aos 78 anos continua firme e forte, caçando marginais.
Glenne Headly

Madonna
No cinema, Dick Tracy foi interpretado por Warren Beatty, tendo, ainda, Al Pacino, Dustin Hoffman, Madonna e a atriz Glenne Headly, como Tess, num sucesso de bilheteria em 1990.
Na trama todos o bandidos se unem para eliiná-lo definitivamente de seus caminhos.
Aqui temos mais um chapéu, do Bem, contra o crime organizado.

Chapéus Fedora – a moda é usar e abusar!

Os chapéus Fedora, é consenso, são um charme, tanto para homens como para mulheres. Em Nova York já é moda usar Fedoras, faz tempo, a tendência é tão forte que no verão americano, os Fedora preto deram lugar aos Fedora de palha e de material sintético branco, bege e de cores claras.
Basta ir até o Bom Retiro, em São Paulo, conferir de perto e pode-se afirmar, a moda vai pegar em São Paulo também. As lojas estão apostando forte. As vitrines do Bom Retiro estão repletas de manequins usando as roupas de inverno combinadas com chapéus Fedora.
Originalmente o chapéu Fedora era feito de feltro preto, hoje ele e feito de outros tecidos incluindo veludo, feltro, brim, sarja, pelica, palha e sintéticos. Pode ser encontrado em diversas cores, mas, preto, cinza e marrom são as cores mais usadas. Você sabe de onde vem esse termo Fedora?
Foi o filme Fédora, de Victorien Sardou, escrito por Sarah Bernhardt, em 1882, onde a heroína usava esse tipo de chapéu, que popularizou o termo Fedora. Mas foi nos anos 20, que esse estilo de chapéu passou a ser usado como acessório pela classe media.
Famosos que já usaram chapéu Fedora:
Indiana Jones (Harisson Ford) usa chapéu Fedora estilo safári,
Judeus ortodoxos usam chapéu Fedora preto,
O herói Dick Tracy usa um Fedora amarelo,
O famoso Red Hat, do homem das sombras, usa um chapéu Fedora vermelho,
Clark Kent, o super man, usa um chapéu Fedora no filme de 1978.
No filme Bowery Boys, Slip Mahoney, sempre usa um Fedora de brim. Frank Sinatra sempre usava Fedoras.
Harisson Ford
Johnny Depp

Jude Law

sábado, 13 de novembro de 2010

Boa comida, boa bebida, boa música e boa companhia marcaram o Quinto Encontro da Confraria.


E lá fomos nós, com chuva, com frio, mas também com determinação e  principalmente, com muita animação
Muitos não foram e não sabem o que perderam.
Nosso quinto encontro serviu para que constatássemos uma coisa, um "Confraterno" usa o seu Chapéu, muito mais com o coração do que com a cabeça!
E quem usa o coração não se constrange com detalhes como chuva e frio.
Adoniran nos convocou e lá fomos nós. Voltamos ao cerne de nosso batismo, o Bar Simplesmente, em Santa Tereza.
Seis "Confraternos", cada um valendo por três.
Seis cabeças, dezoito corações. Caminhando e cantando lindas canções, convidados por Arnesto, para um samba em Santa Tereza. E desta vez nem nos importávamos se o Arnesto estaria lá ou não, o que importava mesmo era a nossa reunião. Boa comida, boa bebida e principalmente boa companhia para cantar os sambas deste paulista que nos ensinou a humildade e as ações pacíficas, através de seus versos cantados em um português simples, falado apenas lá no Bixiga, na Barra Funda e no Brás, bairros de gente simples da paulicéia desvairada.
Solange, Mônica Gonçaves, Mônica Lisboa, Marloi, Moretti e Tadeu foram os "Cofraternos" presentes. Pela primeira vez contamos com a presença de um representante de uma de nossas regionais, o Marloi, lá de Vitória, que foi "laçado" e conduzido, por nós, para a reunião. O primeiro membro da "Confraria", de fora do Rio. Volte sempre Marloi! Nosso primeiro encontro, realmente musical, foi um sucesso, as principais canções do Adoniran e de quebra,  músicas de outros compositores foram cantadas, pelas vozes afinadas de todos.
Preparem-se, o próximo é o Cartola.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Realizaremos nosso Quinto Encontro da Confraria do Chapéu, nesta quinta, 11.11.10, em Santa Tereza. Estão todos convidados!

Querida(o)s Confratena(o)s,
Realizaremos nosso quinto encontro, amanhã, dia 11.11.10. A concentração dar-se-á, como sempre, na estação Carioca. do Bondinho de Santa Tereza, entre 18:15 e 18:30 horas.
Voltaremos ao local onde fomos batizados, o Bar Simplesmente, no Largo dos Guimarães e, simplesmente, cantaremos as músicas do Adoniran!
Por favor queiram confirmar as suas presenças, que por sinal, são muito importantes, para podermos reservar o lugar.
Até lá confraterna(o)s!
Trem das Onze
Composição: Adoniran Barbosa

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora as onze horas
Só amanhã de manhã.
Além disso mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.

Adoniran Barbosa - Samba do Arnesto

Adoniran Barbosa - Saudosa maloca (1955)

Nosso próximo homenageado: Adoniran Barbosa. Não percam o quinto encontro da Confraria!

Pelo visto, ele já previa
a existência da nossa Confraria.
Observem a foto!
Querida(o)s Confraterna(o)s!
Nesta quinta-feira, dia 11.11.10 estaremos realizando nosso quinto encontro em Santa Tereza e, como já anunciamos, estaremos homenageando alguns ícones de nossa música popular.
O primeiro será Adoniran Barbosa, eleito no nosso último encontro, na última quinta feira, por quem compareceu na reunião, no Espírito Santa e com justiça, pois completaria 100 anos em 06 de agosto, último.
As músicas de Adorinan Barbosa conquistaram os paulistanos, em particular, e os brasileiros, em geral, por retratarem o cotidiano das camadas mais simples da população urbana da capital paulista, com erros intencionais de português, que mostram a maneira de falar dos moradores de origem italiana de bairros como a Barra Funda, o Bexiga e o Brás.
Quem quiser se aprofundar na biografia do nosso querido Adoniran acesse o link: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u215.jhtm
Estamos enviando algumas letras de músicas para que possamos por nosso "gogó" para funcionar na noite de quinta.
Estão todos convidados!

"Não posso ficar nem mais um minuto com você/ Sinto muito amor, mas não pode ser/ Moro em Jaçanã/ Se eu perder esse trem/ Que sai agora às onze horas/ Só amanhã de manhã."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nosso Encontro Relâmpago, mais um sucesso da Confraria.

Querida(o)s Confraterna(o)s,
Mais que de repente, marcamos nosso 4o Encontro da Confraria, para comemorarmos a volta das férias de duas confraternas e a despedida, por entrar em férias, de outra.
Andréa e Márcia voltaram e a Adriana sai de férias, na próxima segunda-feira.
De duas matamos a saudade e de uma vamos curtir a saudade.
Volte logo Adriana!
Apesar do improviso, deu tudo certo.Tivemos que mudar, de última hora o local da reunião, por motivos operacionais e alguns confraternos foram parar no Bar do Gomes, mas a reunião ocorreu , novamente, no Espírito Santa. Local muito agradável, com petiscos deliciosos, por sinal.
Estiveram presentes: Adriana, Andréa, Márcia, Ariana, Mônica Gonçalves, Tadeu, Jacinto, Raphael, Wilson, Blanc e Moretti.
Nosso próximo encontro, no dia 11.11.2010, quinta-feira, da próxima semana, marcará a introdução de atividades em nossa ambiência, pois estaremos homenageando o cantor Adoniran Barbosa, que foi eleito por votação, na reunião de ontem. Vamos começar com ele, mas outros compositores famosos serão foco das "Confraria's meetings".
Vamos pesquisar e distribuir letras de músicas, famosas, deles, para podermos cantá-las, sem sustos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Encontro Relâmpago em Santa Tereza....Retorno de férias da Andréa e da Márcia e a entrada em férias da Adriana...

Andréa e Márcia voltam de férias.
Queridos Confratern(a)os,
Amanhã, dia 04.11.2.010, quinta feira, a partir das 18:30 horas, estaremos subindo para Santa Tereza, para comemorar  a volta de férias da Andréa e da Márcia e matar a saudade das duas, além de nos despedirmos da Adriana que entra de férias na próxima segunda feira.
Os detalhes já foram enviados por e-mail.
Contamos com a presença de quem puder ir.
Adriana entra de férias e deixa saudade.
Estes encontros têm servido para sedimentar este movimento de confraternização e ambiência que é a Confraria do Chapéu.
Fica mantida a data de 11.11.2.010, na próxima semana, para o encontro oficial, já programado anteriormente.
Estamos lançando a idéia de explorar um tema musical, em cada encontro, focando em algum compositor famoso, como Cartola, Pinxinguinha, Adoniran Barbosa e outros, pois verificamos que existem muitos talentos musicai na confraria, além, é claro, dos talentos poéticos que já surgiram.
Aqui tudo é motivo de comemoração!

Nosso mascote, Zé Carioca, vive muitos personagens, mas todos usam chapéus.

Após o surgimento do personagem Zé Carioca, muitos outros papagaios regionais foram surgindo e seguindo a sua trilha de sucesso. O interessante é que o Chapéu é uma marca em todos eles. Os artistas desenhavam o acessório, em suas cabeças, sempre seguindo uma linha regional e diferente do Panamá Palheta, usado pelo precursor do desenho, nascido nas terras cariocas.
As quatro versões do nosso papagaio, aqui retratadas são:
O Zé Carioca, o Zé Queijinho, o Zé Paulista, o  Zé Pampeiro e o Zé Jandadia.
Um mais malandro, outro mais tímido, um outro, caipira, ou mesmo aventureiro, cada um representando uma visão que temos, das características regionais, das pessoas.
Mas o nosso amigo carioca é o único que se apresenta com uma namorada, a Rosinha.
Por sinal, muito bonitinha.
Zé Queijinho









Zé Queijinho, com seu chapéu de palha, típico de Minas, numa festa junina, arranjando confusão.
Zé Paulista








Zé Paulista parece meio perdido, dando uma de executivo, de gravata, numa praia....usando seu chapéu Fedora de Lã!

Zé Pampeiro
 







Zé Pampeiro,com seu chapéu pampeiro, produzindo um belo churrasco de hamburger nos pampas gaúchos e tomando seu chimarrão.
Zé Jandaia









Zé Jandaia, com sua espingarda e seu chapéu de couro, "a la" Lampião, caçando para sobreviver o sertão do nordeste

Zé Carioca e Rosinha









Nosso querido mascote com sua namorada Rosinha, uma bela papagaiazinha morena de lacinho de fita na cabeça.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ultrapassamos 1.000 visitas em nosso Blog! O Blog do Chapéu é um sucesso total.

Queridos confraternos,
Atingimos hoje, dia 02.11.2.010, terça feira, 1.000 visitas em nosso Blog.
O Blog do Chapéu é sucesso absoluto, em apenas 34 dias de existência, oficial, da Confraria do Chapéu!
Isto tudo graças a vocês queridos "Confraternos".
Contamos com todos para continuarmos a nossa caminhada com nosso companheiro, O Chapéu!